Educação
 22/03/2004 - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ FESTEJOU 120 ANOS
 


Na segunda-feira (22), o Instituto de Educação do Ceará (IEC) completou 120 anos. Considerado o mais antigo estabelecimento de ensino público do Estado, é destinado à formação de profissionais da área do magistério. A antiga Escola Normal teve várias denominações: Escola Normal Pedro II, Escola Normal Justiniano de Serpa, Centro Educacional do Ceará e, finalmente, Instituto de Educação do Ceará. Criado pela lei Providencial nº 1790 de 28.12.1878, foi instalado em 22. 03.1884, na antiga Praça Marquês de Herval, hoje José de Alencar, no prédio ao lado direito do Teatro José de Alencar.


Na década de 50, devido ao grande número de matrículas, passou a funcionar no prédio onde se encontra atualmente, na rua Graciliano Ramos, 523, bairro de Fátima, por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o MEC, denominando-se então, Centro Educacional do Ceará. Em 15 de janeiro de 1960 foi aprovada a Lei nº 4743, em que a Escola Normal deixa de manter os cursos Ginasial e Colegial. Esses dois cursos passaram a constituir uma nova unidade de ensino e a antiga Escola Normal recebeu o nome de Instituto de Educação do Ceará.


A partir de 1998, com a promulgação da Nova Lei de Diretrizes e Base da Educação que trouxe a extinção dos cursos normais, o IEC incluiu em sua estrutura o ensino de segundo grau não profissionalizante, mantendo porém, ainda em seu currículo, o curso de magistério. A celebração do aniversário da unidade escolar se estendeu por todo o dia de hoje, com diversas atividades culturais.