Recursos Hídricos
 27/11/2002 - PROJETO DO AÇUDE FIGUEIREDO É TEMA DA REUNIÃO DO COMITÊ DO MÉDIO JAGARIBE
 

Jaguaribara (Agência Ceará - AC) - O projeto executivo da barragem do Figueiredo será discutido na reunião que o Comitê da Sub-Bacia do Médio Jaguaribe realiza, às 9 horas dessa quinta-feira, dia 28, no Liceu José Furtado de Macêdo, de Jaguaribara. O projeto será apresentado pelo superintendente da Sohidra (Superintendência de Obras Hídricas), Francisco José Coelho Teixeira.


Os representantes dos usuários de água bruta da sub-bacia querem discutir as prioridades da obra, como transferência de águas dos açudes Castanhão para o Figueiredo, transposição de água dos açudes Boa Esperança para o Canafístula e construção de passagens molhadas ao longo do rio Figueiredo. A barragem, que será construída no município de Iracema, terá capacidade de 520 milhões de metros cúbicos de água.


A reunião tem ainda como objetivo articular a Comissão de Acompanhamento do Projeto Executivo do Açude Figueiredo, criada em agosto deste ano, que pretende acelerar o início das obras. A reunião vai servir ainda para discutir a viabilidade de transposição de água do açude Orós para o aproveitamento das margens do Riacho do Sangue, com objetivo de revitalizar a irrigação e aquicultura na sub-bacia do Médio Jaguaribe.


A sub-bacia do Médio Jaguaribe tem uma área de 10.509 Km², e é, dentre as do rio Jaguaribe, a que apresenta melhor nível de atendimento às populações urbanas, graças à perenização pelas água do açude Orós. O rio Jaguaribe tem como principais afluentes nessa região o rio Figueiredo e o riacho do Sangue.


A Sub-Bacia do Médio Jaguaribe é composta de 13 municípios - Alto Santo, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Milhã, Pereiro, Potiretama, São João do Jaguaribe, Solonópole e Tabuleiro do Norte. (marciax@cogerh.com.br)