Cultura
 04/06/2003 - SECRETARIA DA CULTURA ESTIMULA RESGATE DA MÚSICA INSTRUMENTAL DO CEARÁ
 


Um modelo de parceria que serve para todo o Nordeste. As 172 bandas de música em atuação no estado do Ceará dispõem agora de partituras impressas pelo Banco do Nordeste do Brasil. São 1 mil partituras que haviam desaparecido dos conservatórios e lojas especializadas, e foram reescritas pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), por meio de um trabalho de pesquisa de especialistas e um programa especial de computador. As partituras recuperadas garantem mais qualidade às apresentações, facilitam o aprendizado de novos instrumentistas e perpetuam a execução de composições antes tocadas apenas de ouvido pelos músicos mais velhos.


O resgate é considerado um avanço na música instrumental do interior do Ceará, que vem passando por uma verdadeira revolução, graças ao Programa de Apoio às Bandas de Música/Pró-Bandas, da Secretaria da Cultura do Ceará, com o apoio do Ministério da Cultura e prefeituras municipais. Entre 1996 e 2002, o Pró-Bandas distribuiu 2 mil 820 instrumentos, revitalizando 141 bandas de música por todo o Estado. Há três anos, foi criado o Banco de Partituras, que já disponibilizou 4 mil e 500 documentos do gênero, sendo que 100 delas ¿ muitas de compositores nordestinos - foram resgatadas do esquecimento e já podem ser copiadas da Internet pelo site da Secretaria da Cultura.


O Pró-Bandas é parte do Plano Estadual de Música da Secretaria da Cultura, que envolve ações de capacitação, produção e difusão, já viabilizou vários Projetos na capital e no interior. Destacam-se a criação da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, a primeira profissional do Estado, e o coral infantil Um Canto em Cada Canto, os dois com sede em Fortaleza; a Escola de Música da Tapera, em Aquiraz, na região metropolitana; o Quinteto de Cordas do Teatro São João e a Escola de Música Experimental de Cordas, em Sobral; a Sociedade Lírica do Belmonte e a Sociedade e Cultura Artística do Crato; o projeto Arte Criança, em Iguatu; e a Orquestra Filarmônica das Escolas Públicas do Ceará, oportunizando aprendizado musical de crianças e adolescentes carentes em situação de risco social. (imprensa@secult.ce.gov.br)